subir

Itapira, 28 de Março de 2024 -
26/05/2016
Fiéis se reúnem em Brasília para montar tapete de Corpus Christi




Valter Campanato/Agência Brasil

Fiéis confeccionam o tradicional tapete para a festa de Corpus Christi no Distrito Federal, na Esplanada dos Ministérios Valter Campanato/Agência Brasil

A Esplanada dos Ministérios amanheceu hoje (26) cheia de fiéis que acordaram cedo para participar da festa de Corpus Christi. Eles confeccionam o tradicional tapete de 120 metros, feito com areia, palha de arroz, borra de café, cerragem e sal.


Valter Campanato/Agência Brasil

A estudante Ana Karoline participa há cinco anos da festa de Corpus Christi no Distrito Federal

Valter Campanato/Agência Brasil

A estudante Ana karolaine Moreira, de 18 anos, participa da confecção do tapete há cinco anos. Ela faz parte de um grupo de jovens e conta que se reúnem todo ano para participar da festa. "Todo ano nosso grupo se reúne com o propósito de ser sal no mundo e luz na terra. E é nesse sentido que a gente quer participar e fazer o tapete.?

O padre João Firmino, pároco da Catedral de Brasília, explica que o significado da celebração é a valorização da eucaristia. "A festa de Corpus Christi surge em 1.258 quando uma freirinha tem a ideia de colocar a imagem de Jesus passeando pela cidade. A festa cresceu na Bélgica e hoje é celebrada em todo o mundo."

Outra atividade promovida nesta quinta-feira foi a 1ª Corrida de Corpus Christi. Os atletas partiram da frente da Catedral, às 8h. Os corredores se insceveram em três categorias: caminhada de 2,5km, corrida 5 km e corrida de 10 km. Aproximadamente 1,2 mil pessoas participaram da competição, segundo a Polícia Militar.

A expectativa da Arquidiocese de Brasília é de reunir 100 mil fiéis na Esplanada, às 17h, momento em que será celebrada a missa principal. Em seguida, os participantes seguem em procissão e percorrem cerca de 1km na Esplanada para receber três bênçãos: pela saúde, pelos governantes e pelas famílias.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-05/fieis-se-reunem-em-brasilia-para-montar-tapete-de-corpus-christiPriscila Rangel - Repórter do Radiojornalismo

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.


2005-2024 | ® Portal Cidade de Itapira
Todos os direitos reservados