subir

Itapira, 24 de Abril de 2024 -
17/04/2015
As competições esportivas do IEEESO

 Sou de um tempo em que devolver a garrafa de Coca-Cola na cantina do ginásio rendia um pirulito Zorro. Era a forma encontrada pela direção da escola para disciplinar uma geração que já dava indícios de rebeldia.

  Um tempo em que a maioria dos garotos da escola esperava com ansiedade o início do campeonato interno de futebol. E muitos até desistiam dos estudos no meio do ano só para garantir presença no ano seguinte e participar da competição.   Um tempo em que as competições esportivas realizadas pelo professor Barretto davam o que falar. Todo mundo marcava presença para ver de perto as disputas.   Naquela época, início dos anos 70, o ginásio – hoje chamado de ESO – era celeiro de grandes atletas e temido em todo o Estado. O trabalho que era comandado pelo professor Barretto era árduo, mas mostrava resultados. Atletas com Dão Rossi, Claudião Nascimento, Carlão Nogueira, Zé Alair, Pudim Simionato, Bi Rosário, Gildo Piardi, Ypê Ferreira Alves e tantos outros davam seqüência ao sucesso da geração anterior, que tinha em Paulinho Teté e Valdir Barbanti seus expoentes.   No meu tempo de ginásio, quando a pista em torno do campo de futebol era palco de uma corrida de mil metros, todo mundo parava para conferir qual seria a distância entre o vencedor e o resto do pelotão, pois todo mundo sabia que a vitória seria do Gildo Piardi, imbatível na distância e que comprovaria isso em competições pelo Brasil afora e por outros países da América do Sul.   Naquela mesma época surgiu um outro especialista na prova dos mil metros. Embora corresse descalço e fosse um garoto franzino, era capaz de deixar o resto do pessoal na poeira.   E por tudo isso, aquele menino, oriundo de Eleutério, era uma atração a parte. Luís Gustavo Cruz, apelidado de Tonelada por causa de seu tamanho e peso, mesmo sem a técnica necessária, fez história e figurou por muito tempo como recordista em sua categoria e também deu sua contribuição para que a fama que a cidade tinha lá fora como formadora de grandes atletas fosse mantida.   Lembrar fatos, detalhes e nomes é uma forma de manter vivo em minha memória esse tempo feliz de estudante. Buscar lá no fundo do baú de recordações o período em que professores eram respeitados pelos alunos como se fossem mestres, pais e gurus ao mesmo tempo. Um respeito que hoje, infelizmente, assim como o pirulito Zorro, não existe mais.  

  No início do ano acontecia o Interno de Futebol  

    Partida de basquete na quadra antiga  

    Competição de ginástica básica no Centro Comércio e Indústria  

    Comemoração da bandeira vencedora de uma das olimpíadas internas da escola  

    Flávio, Mantelato, Soriani, Luiz Gustavo Cruz, Rilde e Rogatto, vencedores do Cross Country

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.


2005-2024 | ® Portal Cidade de Itapira
Todos os direitos reservados