subir

Itapira, 18 de Abril de 2024 -
19/12/2014
Obama diz que mudança em Cuba é inevitável, mas não será rápida

 


epa04321651 US President Barack Obama leaves the podium at the conclusion of a news conference on the situation in Ukraine, at the White House in Washington DC, USA, 18 July 2014. Malaysia Airlines flight 17 was shot do

 Obama  promete  usar  sua  força  para  acabar  com  embargo à CubaMichael Reynolds/EPA/Agência Lusa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje (19) que a retomada de relações diplomáticas e a reaproximação histórica com Cuba, anunciada quarta-feira (17), 53 anos após o  rompimento entre os dois países, eventualmente causará uma ?mudança na ilha?, mas não de um dia para o outro.

Na tradicional entrevista coletiva de Ano-Novo, realizada hoje à tarde, Obama disse que uma ?abertura? e mudanças na ilha são inevitáveis. ?Mas não prevejo que mude de um dia para o outro?, disse. Ele prometeu usar toda sua força no Congresso norte-americano para a retirada do embargo imposto à ilha. Entretanto, em 2015 a maioria é dos republicanos.

?Não podemos retirar o embargo de maneira unilateral. Está definido em lei?, ressaltou. O presidente disse ainda que espera "um debate sério no Congresso sobre a questão?. Obama adiantou que não há visitas programada por ele para Cuba ou do presidente cubano, Raúl Castro, para os Estados Unidos, mas que o tema está em discussão.

Em tom otimista, mas cauteloso, revelou não saber como será a retomada de relações. ?Não sei como a relação evoluirá nos próximos anos, mas ainda sou novo e imagino que, em algum momento de minha vida, terei oportunidade de visitar Cuba e o prazer de conhecer os cubanos?, acrescentou.

Editor Armando Cardoso

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-12/obama-diz-que-mudanca-em-cuba-e-inevitavel-mas-nao-sera-rapida

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.


2005-2024 | ® Portal Cidade de Itapira
Todos os direitos reservados