subir

Itapira, 23 de Abril de 2024 -
20/09/2014
Ascorsi iniciou coleta seletiva diária no Centro



A Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira), em parceria com a ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) iniciou na segunda-feira, 15, a coleta seletiva diária na Rua José Bonifácio. A ação visa auxiliar na limpeza local, no armazenamento de materiais por parte dos comerciantes e no aumento de materiais enviados para triagem junto aos associados.

  Conforme explicou o biólogo e educador ambiental da Ascorsi, Gabriel Inácio de Moraes, um veículo do modelo pick up com identificação da Associação de Coletores irá percorrer a rua principal do centro da cidade a partir das 9h00 e fará paradas rápidas nos recuos existentes no trecho. “Começaremos no cruzamento da Rua Tiradentes e Francisco Glicério e seguiremos até o fim da José Bonifácio. Inicialmente atenderemos somente a rua principal, mas pretendemos ampliar para as transversais em breve. A pick up ficará estacionada no recuo e o associado irá a cada loja para recolher todos os tipos de materiais recicláveis que estiverem na rua, inclusive isopor”, complementou.   Ainda de acordo com Moraes, a expectativa é que o tempo de coleta não ultrapasse às 10h00, quando o trânsito e a movimentação local começam a aumentar. “Ficaremos parados de 10 a 15 minutos em cada ponto. Neste primeiro momento Principal rua da cidade também receberá coleta seletivafica difícil estimar a quantidade de material que será coletado, mas caso o veículo fique cheio, iremos até a sede para descarregar e retornamos para terminar o trajeto”, afirmou.   Para informar os comerciantes sobre a nova medida, a ACEI enviou ofícios a cada responsável e durante essa última semana membros da Ascorsi e da Associação Comercial fizeram visitas para esclarecimentos de dúvidas.   O gerente administrativo da ACEI, Rafael Aparecido Pedroso, disse que a proposta da Ascorsi veio ao encontro com a necessidade de melhores condições de limpeza da área central, visto que até então a coleta seletiva naquele trecho era feita somente na sexta-feira. “Ficava difícil para o comerciante armazenar tudo dentro de seu estabelecimento e, às vezes, eles acabavam colocando antes na rua. Alguns catadores autônomos passavam e levavam parte do material, mas muita coisa ficava para trás. Essa ação trará muitos benefícios aos comerciantes e eles tiveram uma recepção muito favorável desta ação, entenderam o propósito e abraçaram a causa”, disse.   Apesar de ter sido pensado desde o início da implantação da coleta seletiva no município, a recolha diária desses materiais na região central só pode voltar a ser discutida depois que a Ascorsi conseguiu dois veículos por meio do patrocínio da Petrobrás.   Em meados de agosto, uma reunião foi feita com a diretoria da ACEI e deu-se início ao período de planejamento. “Com apenas um veículo não dava para fazer a coleta diária. Além disso, o caminhão é de grande porte e poderia atrapalhar o trânsito. Porém, com essa nova medida não apenas os comerciantes serão beneficiados, mas também os associados que terão aumento de material e renda”, finalizou o educador ambiental.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.


2005-2024 | ® Portal Cidade de Itapira
Todos os direitos reservados