subir

Itapira, 16 de Abril de 2024 -
01/09/2014
Anglo Itapira mantém tradição de bons resultados no Juca Mulato

  

A participação do Co­légio Anglo nos principais eventos da cidade busca a integração com a comu­nidade e envolvimento no âmbito sócio-cultural­-esportivo. O Concurso Juca Mulato é aberto para todas as esco­las municipais, estaduais e particulares de Itapira, envolvendo as noves anos do Ensino Fundamental e as três séries do Ensino Médio nos concursos de Literatura e de Desenho.

Para o diretor Adair Rec­chia, a Semana Juca Mulato na condição de ser a maior expressão cultural do mu­nicípio, a participação do Anglo é fundamental. “Não devemos nos esquecer que esse evento, além da tradição, esta foi a 33ª edição, mantém viva a me­mória do escritor Menotti Del Picchia e a obra que ele escreveu em nossa cidade, o Juca Mulato”. O coordenador pedagógico do Anglo, Américo de Oli­veira Cardoso, enfatizou que os bons resultados conquistados pelo Anglo de Itapira nos concursos da Semana Juca Mulato são gratificantes e revigo­rantes. “Entendo que os pontos mais importantes estão na participação nos eventos da comunidade e, na seriedade com que os alunos encaram os de­safios”.

Concurso de Literatura



Para a realização do trabalho literário proposto pela 33ª Semana Juca Mulato – cuja proposta tratava-se da Semana de Arte Moderna de 1922 – os alunos do Anglo entraram em contato com vídeos e informações sobre a relação existente entre o escritor Menotti Del Picchia, sua obra prima “Juca Mulato” e a Semana de 22.

Os vídeos apresen­tados resumiram-se em um documentário da TV Cultura, no qual o autor relata fatos de sua vida e obra, bem como sua forte relação com a cidade de Itapira, que o inspirou na criação do poema “Juca Mulato”; tiveram, também a oportunidade de assistir uma matéria veiculada pelo programa “Fantás­tico”, da Rede Globo de Televisão, que resumia toda a vida do escritor e sua importância nas vá­rias áreas em que atuou, ressaltando o seu papel como escritor e autor do famoso poema “Juca Mulato”, revolucionário a começar pelo título, fe­nômeno editorial jamais superado – mais de 40 milhões de exemplares vendidos – e, acima de tudo, antecipador da Se­mana de Arte Moderna de 1922, escrito em 1917 em Itapira, que escandalizou a literatura da época.

A professora de redação do Anglo, Maria Elisabeth Guiraldelli, colocou também aos estudantes a impor­tância do projeto “Semana Juca Mulato”, apontando o autor como referência literária de nosso município. Os alunos mostraram-se surpresos e admirados com as informações recebidas, pois desconheciam a real importância do poeta, assim como de sua obra e parti­cipação ativa na Semana de 22.

Mariana Martucci, estudante do 3º ano do Ensino Médio, declarou que estava se sentindo ignorante culturalmen­te. “Estou me sentindo culturalmente ignorante por desconhecer fatos tão importantes como esses, e que fazem parte diretamente da identidade cultural de nossa cidade”.

Beth, que promoveu o projeto no município durante oito anos con­secutivos, sentiu-se gra­tificada pelo feedback recebido dos alunos e o resultado não poderia ser diferente: sucesso absoluto dos estudan­tes no concurso literário. “Acredito que pelo fato de terem recebido to­das essas informações, os alunos sentiram-se motivados a participar com muito empenho do projeto, o qual conside­ro de grande relevância pela mobilização artístico­-cultural que promove entre os estudantes da cidade”, disse.

Dos treze trabalhos clas­sificados, oito foram produ­zidos pelos alunos do Ensino Médio do Anglo de Itapira. São eles: Maria das Graças Magalhães, Luisa Nicoleti, Marina Bilatto Machado, Lisandra Ellis Ferreira, Fabio Martelli Carpi, Julia Altafini, Vitor Mendes Rodrigues e Marcio Antonio Boscaro.

Concurso de Desenho

O Concurso Juca Mu­lato é tradição cultural na cidade, assim como é tra­dição o bom desempenho dos alunos do Anglo nessa modalidade. A professora de Arte, Fernanda Maria Zacchi Pedroso, constata que os alunos encarnaram a tradição do concurso e ao longo dos anos vão al­mejando conquistar bons resultados. “Eu percebo isso no empenho, na dedicação e na superação deles pró­prios. Esse ano, por exem­plo, alunos das séries mais adiantadas que sempre demonstraram empenho e interesse em ganhar o concurso evoluíram e aca­baram sendo classificados. Outros valorizaram o feito com a mesma intensidade repetindo a conquista das séries iniciais.”, explicou Fernanda.

Para a professora de Artes, os temas propostos para o Ensino Fundamen­tal II (6º ao 9º a) foram surpreendentes, pois aguçaram a capacidade de criação dos alunos. “Fiquei surpresa com o que eles apresentaram”, disse. Fernanda ressaltou a dificuldade em selecio­nar os cinco trabalhos de cada categoria para serem enviados à coordenação do concurso. “A classifi­cação na escola é muito difícil. Os trabalhos com qualidade em desenho, criação e acabamento fo­ram muitos. A participação no concurso foi maciça”, ressaltou.

Para finalizar, Fernanda destacou que a participação e a atividade em aula enri­quece e valoriza a cultura da nossa cidade. “É claro que o desenho tem arte em desenvolvimento, tem conhecimento social envol­vido, mas cada indivíduo tem áreas de preferências que se destacam. O concurso é uma oportunidade fantástica para área artística”, frisou.

Dentre os quarenta e cinco trabalhos apresen­tados pelas escola de ensino fundamental de Itapira, 13 foram criados pelos alu­nos do Anglo: Camila Rizola Ferreira Alves, Rai Schmidt de Camargo, Yasmin Tellini Pereira, Gabriel Paganini, Luca Cintra Iamarino, Luisa Martins Dalmolin, Serena Soares, Gabriel Rizola Fer­reira Alves, Raquel Mendes Rodrigues, Luê Dias Finelli, Vitória Jugni, Beatriz Bueno Franco de Campos e Marco Cezar Camargo Carmona.



Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.


2005-2024 | ® Portal Cidade de Itapira
Todos os direitos reservados