subir

Itapira, 28 de Março de 2024 -
23/07/2014
Luto Nacional: primeiros corpos já chegaram à Holanda


Corpos das vítimas da queda do voo da Malásia chegam a Holanda (Robin Van Lonnkhuijsen/EPA/Agência Lusa/Direitos Reservados)

Luto Nacional: primeiros corpos já chegaram à HolandaRobin Van Lonnkhuijsen/EPA/Agência Lusa/Direitos Reservados

Os primeiros 40 corpos das vítimas holandesas da queda do avião da Malaysia Airlines, na Ucrânia chegaram à Holanda hoje (23), e foram recebidos pelos parentes e pela família real. Na cerimônia em homenagem às vítimas, os sinos das igrejas tocaram por todo país, que teve luto nacional decretado. O ministro holandês dos Negócios Estrangeiros, Frans Timmermans, viajará amanhã à noite para a Ucrânia, onde discutirá com as autoridades a repatriação dos outros corpos, e as investigações sobre o acidente.

Os corpos que ficaram vários dias expostos no local da queda, serão identificados pelas famílias. As caixas-pretas do avião também chegaram hoje ao Reino Unido. Dos 298 passageiros mortos no desastre do dia 17 de julho, na região ucraniana controlada por rebeldes pró-russos, 193 eram cidadãos holandeses,  grande parte pesquisadores sobre o vírus HIV.

Os dois primeiros aviões militares holandeses que transportou os corpos partiram do Aeroporto de Kharkiv, no Leste da Ucrânia. Após breve cerimônia com um minuto de silêncio, cadetes do Exército holandês colocaram os primeiros caixões em um avião Hércules C-130. De acordo com as autoridades holandesas.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse, um dia após a tragédia que conforme as evidências dos serviços de inteligência de seu país, o avião malaio que voava de Amsterdã para Kuala Lumpur foi atingido por um míssil terra-ar disparado da área controlada por separatistas no Leste da Ucrânia.

Alguns líderes mundiais se mostraram preocupados ontem (22) com a informação de que nem todos os corpos foram recuperados, podendo ainda estar perdidos pelo território ucraniano. Os dois lados do conflito declararam trégua na região onde aconteceu a queda, mas os investigadores internacionais relataram que enfrentam vários obstáculos e que só receberam 200 dos 298 corpos das vítimas.

*Com informações da Agência Lusa

Editor Valéria Aguiar

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-07/luto-nacional-primeiros-corpos-ja-chegaram-holanda

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.


2005-2024 | ® Portal Cidade de Itapira
Todos os direitos reservados